quinta-feira, 29 de outubro de 2015

IX Congresso - Encerramento

A noite do dia 28 de outubro marcou o encerramento do IX Congresso de Direito e Economia do IDERS, realizado no Auditório da Faculdade de Economia da PUC/RS.

Nos dois dias de evento, restou comprovado o sucesso do mesmo de diversas formas, a começar pelos mais de 250 inscritos, entre estudantes de graduação da administração, economia e direito, bem como pós-graduandos e profissionais das mesmas áreas. Dentre os inscritos, contamos com a presença de estudantes tanto do interior do Rio Grande do Sul quanto de fora deste, reiterando, assim, o papel marcante do IDERS na divulgação e investigação de temas jurídicos, políticos e econômicos através da metodologia interdisciplinar conhecida como Direito e Economia ou Análise Econômica do Direito.
Esse evento não seria possível, contudo, sem o patrocínio e cooperação de diversas entidades, essenciais para o perfeito andamento das atividades realizadas no evento. A diretoria do IDERS agradece, especialmente, a SESCON-RS, nas pessoas do Presidente Diogo Ferri Chamun e do Sr. Nelson Dutra. A assistência e o espírito de integração de toda a equipe da SESCON-RS foram cruciais no desenrolar deste projeto. Agradecemos, igualmente, o Garrastazu Advogados, nas pessoas do sócio fundador Artur Garrastazu Gomes Ferreira e da sócia Cristiana Sanchez Gomes Ferreira, por todo o apoio em todas as fases de organização e execução do IX Congresso. A direção desse instituto agradece, igualmente, os organizadores deste evento. A Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUC/RS (FACE) e a coordenação da Faculdade de Economia da PUC/RS foram peças-chave na organização de mais congresso de direito e economia do IDERS. As instalações disponibilizadas comprovam a excelência de ensino da FACE e da PUC/RS. Estendemos nosso agradecimento aos apoiadores do congresso: Instituição Marista, Faculdade de Direito da PUC/RS, Instituto Compliance Brasil, Observatório de Economia Criativa da UFRGS, Associação Brasileira de Direito e Economia, Assessoria Jurídica Hernani Estrella, Programa de Pós-graduação em Economia da UFRGS, Associação Latino-Americana e Ibérica de Direito e Economia, Núcleo de Extensão em Direito, Economia e Políticas Públicas e Eventize!

O congresso desse ano contou, ainda, com a apresentação de 17 papers, todos de grande qualidade técnica e responsáveis por abordar as principais discussões de Direito e Economia. Cumprimentamos e agradecemos todos os(as) autores(as).

Por fim, nosso muito obrigado é destinado aos painelistas do IX Congresso de Direito e Economia do IDERS. Suas contribuições não só confirmam que a recepção de considerações consequencialistas no Direito, por meio da análise econômica, revigorou substancialmente o debate sobre a eficácia do Direito, como abrem os olhos dos participantes para os problemas atuais no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo. Restou claro para os participantes, tanto alunos de graduação quanto profissionais, que o casamento de conhecimentos do Direito e da Economia é imprescindível para a melhor percepção dos atuais problemas e para a elaboração de novas soluções para tais questões. Dito isto, agradecemos os senhores João Manoel Pinho de Mello (INSPER), Fernando Araujo (Faculdade de Direito de Lisboa), Aod Cunha (BTG Pactual), Fernando Quadros da Silva (TRF4), Martin Schulze (TJRS), Bruno Bodart (TJRJ), Cristiano Oliveira (FURG), Igor Morais (FEE), Eugênio Lagemann (UFRGS(, Juarez Freitas (PUC/UFRGS), Paulo Caliendo (PUCRS) e Milton Stella (PUCRS), bem como as senhoras Luciana Yeung (INSPER), Cláudia Cristofani (TRF4) e Esmeralda Macana (PUCRS).

A diretoria do IDERS agradece a todos e espera encontrá-los(las) no ano que vem.

Nenhum comentário: