terça-feira, 9 de setembro de 2014

Semana IDERS - Palestra com Alexandre Schwartsman

Em continuidade a divulgação dos eventos a serem realizados no VIII Congresso de Direito e Economia do IDERS, informamos que no dia 27 de outubro, segunda-feira, contaremos com uma palestra especial do economista Alexandre Schwartsman. 

Entre 1999 e 2001, Schwartsman foi economista-chefe no Indosuez, e de 2001 à 2002 na BBA Corretora. Em 2003, Schwartsman sucedeu a Beny Parnes na Diretoria de Assuntos Internacionais do Banco Central do Brasil, onde permaneceu até 2006. Entre 2006 e 2008, foi economista-chefe para a América Latina do ABN Amro Bank, e de 2008 à 2011 ocupou o mesmo cargo no Grupo Santander Brasil. Atualmente, além de ser sócio-diretor da Schwartsman & Associados Consultoria Econômica, escreve a coluna semanal Opinião Econômica para a Folha de S. Paulo, uma coluna mensal para o Valor Econômico e seu blog pessoal, o A Mão Invisível: Um Blog Paleoliberal.

Schwartsman estará em Porto Alegre para falar sobre complacência, tema da sua obra lançada em coautoria com Fabio Giambiagi. Em seu livro, os autores atualizam, de forma organizada, para o contexto do final de 2014 a crítica ambos têm feito nas suas respectivas atuações profissionais à ausência de medidas mais incisivas por parte do Governo em relação aos determinantes de crescimento da economia brasileira, em um contexto em que o espaço para crescimento a partir de estímulos à demanda tende a se esgotar. A crítica se direciona à falta de medidas mais profundas nos últimos anos relacionadas com a necessidade de melhorar a educação, estimular os investimentos em infraestrutura, elevar a poupança doméstica e melhorar os indicadores de produtividade.

Nenhum comentário: