sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Crise financeira: onde tudo começou

Onde foi plantada a semente da crise hipotecária - que resultou na debacle dos mercados financeiros nos Estados Unidos e em todo a economia global - é uma questão de suma importancia. Mais além do que simplesmente se procurar "os culpados", pode ser uma pista importante para saber se a equipe economica do futuro presidente Obama terá condições de enfrentar o desafio de encontrar os caminhos de resolução dos impasses que levaram a uma crise global.

Uma pista interessante : de arquivos implacáveis, surge matéria publicada no New York Times em 30/09/1999 (!!!!) assinalando que as pressões governamentais por estender os empréstimos do sistema Fannie Mae para os NINJAS ( no income, no jobs, no assets) poderia levar à débacle do sistema ( arquivo abaixo).

Vale dizer, os mesmos responsáveis por estas políticas irresponsáveis são os mesmos nomes cogitados para integrar a equipe econômica de Obama...para enfrentar estes mesmo problemas que criaram...( Lawrence Summers, Robert Rubin,etc, etc.etc...). Quem criou o problema pode agora ajudar a resolvê-lo ?

REPORTAGEM "THE NEW YORK TIMES"

Enviado por Paulo Timm

Nenhum comentário: