quinta-feira, 27 de novembro de 2008

20 anos da Constituição Federal: avanços e empecilhos ao desenvolvimento do país

20 anos da Constituição Federal: avanços e empecilhos ao desenvolvimento do país

Sexta, 28 de novembro de 2008

Em 1988 foi promulgada a chamada “Constituição cidadã” pelo então presidente da Assembléia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães. Após 20 anos, qual é, afinal, o legado deixado pela Constiuição? Sua colaboração impede ou promove o crescimento do país? Far-se-ia necessária uma nova constituinte para elaborar a tão falada reforma política?

Para analisar e discutir estas questões, a Amcham – Porto Alegre traz três grandes palestrantes: o ex-ministro e senador, professor Carlos Chiarelli, o deputado federal Ibsen Pinheiro, o jurista Cristiano Carvalho e o Doutor em Economia, professor Giácomo Balbinotto.

Venha nesta grande oportunidade para debater a Constituição Brasileira e os rumos do país.
__________________________________________________________

Carlos Chiarelli foi ministro da Educação (1990–1991), ministro para Assuntos da Integração (1991-1992), Senador (1983-1990) e Deputado Federal (1979-1983), além de Secretário do Estado e representante do Brasil na OIT. Chiarelli também é professor e Coordenador do Curso de Mestrado e da Pós-Graduação Jurídica da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Cristiano Carvalho tem Mestrado e Doutorado PhD em Direito Tributário pela PUC-SP e Pós-Doutorado em Direito e Economia pela University of California, Berkeley. É Vice-Presidente do Instituto de Direito e Economia do Rio Grande do Sul (IDERS) e Diretor da Associação Brasileira de Direito e Economia.

Giácomo Balbinotto é Doutor em Economia pela USP, Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da UFRGS e ex-presidente do Instituto de Direito e Economia do Rio Grande do Sul (IDERS).

Ibsen Pinheiro é deputado federal pelo PMDB, foi vereador em Porto Alegre de 1976 a 1978 e deputado estadual de 1979 a 1982, quando elegeu-se deputado federal. Em 1986 foi eleito deputado constituinte. Em Brasília, foi presidente da Câmara dos Deputados - função da qual deu início ao processo de Impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello - e chegou a ocupar interinamente a Presidência da República. Ibsen é formado em Direito pela PUCRS e é procurador de Justiça aposentado.


Programação
8h às 8h30 Welcome Coffee
8h30 às 9h30 Palestras
9h30 às 10h Debate, perguntas e encerramento

Local
Amcham Business Center - Av. Mostardeiro, 322, 11° andar

Confirmação de Presença
Por favor, para confirmar sua presença, acesse aqui.

Realização:

Nenhum comentário: