domingo, 28 de setembro de 2008

ACABOU A ERA DOS ECONOMISTAS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a comentar neste domingo a crise financeira que prejudica os mercados desde o início de setembro. Para Lula, os problemas sistemáticos nos Estados Unidos colocam fim a um período, que ele chamou de "era dos economistas".
"Acabou a era dos economistas, de os economistas mandarem na economia. E agora está entrando a era de a engenharia voltar a ter papel importante neste País", disse o presidente em São Bernardo do Campo.
Recentemente, Lula já havia atacado os especuladores e chamou de "palpiteiros" os bancos como o Lehman Brothers - que entrou em concordata há cerca de duas semanas nos Estados Unidos, agravando a crise do crédito internacional.
"Porque durante 20 anos nós ficamos discutindo a nossa dívida. A gente trabalhava de manhã para comer de tarde. O Brasil está altamente controlado, temos US$ 207 bilhões de reservas para evitar que a crise americana ou qualquer outra crise nos atinja", completou o presidente.
Neste domingo, o Congresso americano trabalha para aprovar um pacote de US$ 700 bilhões para dar liquidez ao mercado e amenizar os efeitos da crise, que começam a aparecer no mundo inteiro. Democratas e republicanos já disseram que chegaram a um consenso sobre as linhas gerais do plano, mas ainda não aprovaram o documento.
Na última sexta-feira, as empresas Sadia e Aracruz anunciaram perdas milionárias no Brasil por causa de investimentos em derivativos e câmbio. Na Europa, o governo britânico estuda a nacionalização de empréstimos do Bradford & Bingley, enquanto o banco belga-holandês Fortis tenta encontrar um comprador.

Comentários:

1. o que os economistas têm a ver com a crise americana e com os bancos...
2. estamos fritos, esta crise americana gerará o pior dos efeitos aqui, que é um excesso de estatização e de politização...posso até aceitar que as coisas nos EUA estavam muito "soltas", depois de dois mandatos de Regan e recentemente 4 da família Bush, mas temos que lembrar que esse não é o caso do Brasil...

Um comentário:

Francisco Kümmel Alves disse...

O mesmo Lula que disse que "acabou a era dos economistas" é aquele que disse que "Graças a Deus a crise nos EUA não havia atravessado o Atlântico e chegado no Brasil...." que espetáculo

Santa paciência...
Geografia Sr. Presidente!
Vamos lhe dar um globo para colocar em seu gabinete!!!!
Junto vai ir livro de Introdução à Economia...