sexta-feira, 25 de julho de 2008

DIREITO E ECONOMIA NA GRADUAÇÃO

Comento com vocês uma experiência interessante.

Na Faculdade de Direito da PUCRS estamos com um projeto de converter a cadeira tradicional de Introdução à Economia Política para Direito e Economia. Para isso estamos com o apoio da Faculdade de Administração, Contábeis e Economia (FACE).

A idéia é ter um economista e um jurista nessa disciplina.

A verdade é que aquela antiga cadeira de Economia Política oferecida tradicionalmente nas faculdades de direito do país é contraproducente. Acaba se dando Economia pura, o que termina por afastar os alunos do Direito da matéria (normalmente avessos à Matemática em todo lugar do mundo que já visitei, incluindo Berkeley e Warwick) e não os fazendo perceber as conexões entre ambas ciências, particularmente no Direito Privado e também Econômico.

Claro, nem todos os alunos do Direito são avessos à Matemática. Eu por exemplo nunca fui e tenho alunos hoje cursando disciplinas na Economia, inclusive as de estatística e matemática. Mas falando da média, o programa daquela disciplina deve ser atualizado.

Em 2006 fizemos isso quando eu ainda estava na FEEVALE de Novo Hamburgo.

Os professores de direito comercial me comentaram que notaram diferença nos alunos que passaram pela disciplian de Direito e Economia.

As coisas começam na graduação...

Nenhum comentário: