quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Autores mais citados em Law and Economics

O professor da Universidade de Chicago Brian R. Leiter é especialista em rankings na área do direito. Dentre as várias listas dele, existe uma que relaciona os professores mais citados por área, inclusive Law and Economics. O link das listas dos professores é este. Segue abaixo o ranking dos 10 mais:

LAW & ECONOMICS

1. Richard Epstein (University of Chicago): 3390 citations, age 64.

2. Eric Posner (University of Chicago): 2020 citations, age 42.

3. Ian Ayres (Yale University): 1600 citations, age 48.

4. William Landes (University of Chicago): 1550 citations, age 68.

5. Steven Shavell (Harvard University): 1490 citations, age 61.

6. Robert Cooter (University of California, Berkeley): 1480 citations, age 62.

7. Louis Kaplow (Harvard University): 1370 citations, age 51.

8. A. Mitchell Polinsky (Stanford University): 1340 citations, age 59.

9. Thomas Ulen (University of Illinois): 990 citations, age 61.

10. George Priest (Yale University): 870 citations, age 60.

Estes seriam os próximos da lista: Christine Jolls (Yale University), 850 citations; W. Kip Viscusi (Vanderbilt University), 850 citations; Lewis Kornhauser (New York University), 750 citations; Saul Levmore (University of Chicago), 740 citations.

Os juízes Richard Posner (Chicago), Guido Calabresi (Yale) e Frank Easterbrook (Chicago) não entraram na lista por não terem dedicação exclusiva.

10 comentários:

Francisco Kümmel Alves disse...

Alexandre, muito interessante a postagem, bom saber quem são os mais citados, ainda mais para aqueles que como eu são acadêmicos e têm muita pesquisa a realizar.

Apenas me surpreendeu - e isto está relacionado com o ranking do Prof. Leiter - que Ronald Coase, um dos "founding fathers" do L&E, não aparecer, ou não ser listado nesse ranking.

Ricardo disse...

Desculpem o comentário off-topic, mas penso em começar a estudar law and economics e queria uma indicação de um livro (em português ou inglês) introdutório sobre a disciplina. Qual o melhor manual na opinião de vocês (se é que o termo "manual" não é muito law...)?
Obrigado.

Francisco Kümmel Alves disse...

Ricardo,

Recomendo para uma primeira leitura em Law and Economics o livro dos professores da USP, Rachel Sztajn e Decio Zylbersztajn, Direito e Economia.

Depois, em ingles, o livro "basico" de leitura seria o do Robert Cooter, Law and Economics.

Ambos estão listados na bibliografia recomendada na parte direita do blog.

Alexandre Viola disse...

Francisco,
O Prof. Leiter faz rankings baseando-se nos professores de faculdades de direito (aí porque também não está Gary Becker que está vinculado ao departamento de economia de Chicago)que têm cadeiras ativas e não considera professores eméritos que é o caso de Ronald Coase.
Se quiseres mais detalhes de como ele faz o ranking dá uma olhada no link que eu coloquei na mensagem original. No início da página consta os detalhes para fazer parte da listagem.
Abraço.

Luciano Timm disse...

Ricardo, como manual ou livro texto (além do Cooter que é nossa referência aqui) pense no Castelar Pinheiro & Jairo Saddi, "Direito e Economia", também listado à direita na homepage do Blog.

Na minha modesta opinião, a obra da Rachel pressupõe alguma leitura, pois é coletânea de artigos e a obra do Castelar-Saddi é mais princípio-meio-fim como um livro texto tradicional. Acho que é isso que você procura neste momento.

Dá uma examinada nos artigos que disponibilizamos no blog. Por vezes eles são convite a leitura por serem mais objetivos.

Vc está onde, em POA.

Luciano

Ricardo disse...

Francisco e Luciano, muito obrigado pelas indicações.
Moro no Rio, Luciano. Estudo direito na UFRJ, embora minha paixão seja economia.
Obrigado de novo,
R.

Alexandre Viola disse...

Ricardo,
Como ficaste sabendo do Blog aí no Rio? Tem alguma cadeira específica de Law and Economics na UFRJ?

Ricardo disse...

Alexandre, descobri o blog de vocês através do blog do Filisteu (http://ciscocosta.com/filisteu), que dedicou um post a vocês há algum tempo.
E não, não há uma cadeira específica de law and economics na UFRJ, embora haja grande liberdade para a criação de disciplinas eletivas na faculdade. Quem sabe um de vocês não vem pra cá, dar uma renovada no nosso corpo docente conservador e desinteressado? ;-)

Luciano Timm disse...

tem um livro do Prof. Francisco Amaral da UFRJ (Introdução ao Direito Civil acho) que ele critica muito a autonomia da vontade e o liberalismo econômico.

Eu respeito essa opinião, mas se pudesse discordar mais do que já discordo, eu discordaria (como disse um professor aqui de Berkeley).

Tanto que no nosso grupo de estudos já estamos falando na privatização do direito público e na reprivatização do direito privado(tem uma obra que organizei sobre parcerias publico privadas), mas tem outros exemplos como arbitragem.

Nos EUA, o direito civil não se constitucionalizou dessa forma como ele defende.

Dito isso, a obra do Cooter você consegue baixar uma edição de 2003 gratuitamente do site dele (Law and Economics).

Agora não desanima, Direito (adequadamente estudado) sem ideologias políticas mascaradas é bastante complexo.

E quem sabe não monta um seminário aí de uma semana via centro acadêmico ou algo semelhante e chamamos o pessoal da PUCMG, da USP, da PUCRS, etc. O meu grupo pode te ajudar. Deixa aí teu mail que o Francisco pode entrar em contato. Somos adeptos da teoria dos jogos.

Veja a Revista de Direito Publico e da Economia, tem bastante coisa também.

Anônimo disse...

Alexandre,
Eu gostaria de ler a obra "Economic Analysis of Law" do Richard Posner, mas tenho tido grande dificuldade em encontrá-la nas livrarias. Ademais, as livrarias virtuais demoram em média 8 semanas para entregar a mesma. Sabe como eu poderia ter acesso mais rápido e fácil ao livro??
Obrigada.