sexta-feira, 24 de agosto de 2007

LAW AND ECONOMICS FROM BERKELEY

Prezados amigos, alunos e bloggeiros,

Estarei pelo menos mensalmente ou quem sabe semanalmente atualizando-os sobre o Law and Economics diretamente de Berkeley onde estou fazendo um curso com o Cooter sobre a matéria, além da minha pesquisa de pós doutoramento em direito comparado e análise econômica.

Em uma discussão sobre torts (responsabilidade civil), o Cooter discutia das consequências de uma responsabilidade civil muito severa às empresas como acontece nos Estados Unidos. Segundo ele, em um mercado ideal de concorrência perfeita, o custo desse aumento na comercialização do produto seria arcado pelos consumidores, já que os acionistas ou empresários não assumiriam um custo que provocaria ganhos inferiores aos normais de mercado (típico de um modelo de concorrência perfeita).

Mas ainda que assim não fosse, ou seja, que o consumidor pagasse, alguém pagaria a conta. E realmente se não fossem os consumidores seriam os acionistas da companhia.

Evidentemente que isso não é necessariamente ruim pois certos níveis de cuidado na colocação de produtos podem ser desejáveis ainda que custe mais aos consumidores ou acionistas.

Agora a opção legal ou jurisprudencial deve levar em conta seus efeitos. Isso é importante e mesmo inevitável.

Aproveito para informar que teremos postagens mensais com extratos dos clássicos do law and economics.

Luciano Timm

Um comentário:

Peter Andersen Cavalcanti disse...

Caro Dr. Luciano. Parabéns pela iniciativa, a qual certamente será extremamente útil em todos os sentidos. Desejo-lhe ainda mais sucesso nessa nova atividade acadêmica.